Restaurantes e comércio pagarão só lixo que fazem em 2025. E as famílias?






Alfred Hitchcock Presents / Escape to Sonoita – Burt Reynolds, Robert Karnes

A mudança na fatura dos estabelecimentos acontece a 1 de janeiro do próximo ano, altura em que a tarifa de resíduos deixa de estar indexada à água.

A partir de 2025, os restaurantes, o comércio e os serviços vão passar a pagar só pelo lixo que produzem ao invés de um valor indexado à fatura da água. Para as famílias, esta medida só deverá chegar cinco anos depois, em 2030.

A notícia, refira-se, foi avançada pelo Jornal de Notícias, que explica que as tarifas vão passar a ser calculadas sobre a quantidade de resíduos recolhidos, medida em unidades de peso ou estimada pelo volume de contentorização, aplicando o princípio do utilizador-pagador.

Em causa está um decreto-lei publicado em Diário da República, que prevê que "a partir de 1 de janeiro de 2025 as tarifas para o setor do comércio, serviços e restauração devem deixar de ser indexadas ao consumo de água".

Relativamente ao outro prazo, que diz respeito às famílias, pode ler-se o seguinte: "A partir de 1 de janeiro de 2030 as tarifas para o setor doméstico devem deixar de ser indexadas ao consumo de água".

O Notícias ao Minuto já tentou obter uma reação da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) relativamente a este assunto, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.

Uma vez que a medida também irá chegar às famílias, o Notícias ao Minuto perguntou também à DECO PROteste como vê esta medida, não tendo sido possível, também, obter uma reação até à hora de publicação desta notícia.

Seja como for, o JN conta que a mudança na fatura acontece a 1 de janeiro do próximo ano, altura em que a tarifa de resíduos deixa de estar indexada à água, o que pode significar grandes poupanças para alguns negócios, como as lavandarias.

Fonte: Notícias ao Minuto, 27 de março de 2024

Uma coisa é certa já em 2024: as pessoas vão pagar mais. O truque político é muito antigo. Para não aumentar exorbitantemente o preço da água, retira-se a taxa de resíduos, assim é possível aumentá-la sem interferir na fatura da água, que afetaria as “famílias”. E assim, as famílias ficam com a sensação de que a conta da água até está mais baixa (enquanto não aumenta outra vez).

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maria Filomena Mónica: “Convidaram-me para uma orgia. Achei um nojo”

Fact Check. Entrevista de João Baião a Pedro Andersson interrompida pelo Banco de Portugal?