A inteligência artificial pode levar à extinção da humanidade? Google, Microsoft e OpenAI acreditam que sim

Sam Altman, CEO da OpenAI (criadora do ChatGPT) e Demis Hassabis (CEO da DeepMind, uma empresa Google focada no desenvolvimento de soluções de IA) são dois dos signatários de um manifesto sobre os perigos que a inteligência artificial pode representar para a humanidade.

Em inglês, são apenas 22 palavras que resumem o "estado de espírito" dos dois CEO e dos cientistas Geoffrey Hinton e Yoshua Bengio, que ganharam o Turing Award em 208 pelas investigações relacionadas com IA.

«Mitigating the risk of extinction from AI should be a global priority alongside other societal-scale risks such as pandemics and nuclear war» - em português, será algo como 'mitigar o risco de extinção provocado pela IA deve ser uma prioridade global, a par de outros riscos que afetam as sociedades, como as pandemias e a guerra nuclear'.

Este curto manifesto foi partilhado pelo Center for AI Safety, uma organização sem fins lucrativos dos EUA que desenvolve estudos e iniciativas relacionadas com o universo da IA.

Na lista de signatários estão ainda dois responsáveis da Microsoft: o CTO, Kevin Scott, e o chief scientific officer, Eric Horvitz. Aqui, estão ainda vários professores, políticos, investigadores e vários responsáveis de empresas com competências em IA.

Fonte: PC Guia, 30 de maio de 2023

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maria Filomena Mónica: “Convidaram-me para uma orgia. Achei um nojo”

Fact Check. Entrevista de João Baião a Pedro Andersson interrompida pelo Banco de Portugal?