JFK queria dividir a CIA “em mil pedaços”. Porque é que não o fez?


Shetland – Ian Hart

Juntando ficheiros recentemente não editados e relatos pessoais, sabemos agora que houve uma poderosa mudança contra a “autonomia desonesta” da agência. Até que não houve

Quando os registos finais e desclassificados dos arquivos do assassinato de John F. Kennedy foram publicados no site dos Arquivos Nacionais na semana passada, o primeiro documento que os investigadores e repórteres procuraram foi o memorando de junho de 1961 do conselheiro da Casa Branca Arthur Schlesinger Jr. para o presidente intitulado “Reorganização da CIA”.

A ABC News liderou a sua cobertura inicial sobre a divulgação dos documentos de JFK com esse documento, citando as estatísticas impressionantes de Schlesinger, agora não editadas, que mostravam que a “CIA tem atualmente quase tantas pessoas sob disfarce oficial no estrangeiro como o [Departamento] de Estado”. O New York Times também apresentou esse documento com o título “Um assessor de Kennedy preocupado com o facto de a C.I.A. ameaçar o poder do Departamento de Estado”.

Enquanto isso, o Arquivo de Segurança Nacional publicou uma página 8 totalmente censurada da época em que o documento foi inicialmente desclassificado, justaposta com a página agora totalmente revelada, mostrando o relatório detalhado de Schlesinger ao presidente, afirmando que "47% dos oficiais políticos em serviço nas embaixadas dos Estados Unidos eram CAS" — agentes que trabalhavam sob cobertura diplomática, conhecidos como "Controlled American Sources" (Fontes Americanas Controladas).

“Por vezes, o chefe da missão da CIA está no país há mais tempo e tem mais dinheiro à sua disposição, exerce mais influência (e é mais hábil) do que o embaixador”, como Schlesinger avisou Kennedy sobre o impacto negativo da CIA no exercício responsável da política americana. “Muitas vezes tem acesso direto ao primeiro-ministro local. Por vezes... segue uma política diferente da do embaixador.”

Revelações dignas de notícia, sem dúvida. Mas perdido no foco dos média sobre os segredos finais deste documento está o significado histórico mais alargado de todo o memorando de 15 páginas. Desde que foi parcialmente desclassificado, há mais de 20 anos, a proposta secreta de Schlesinger sobre a “Reorganização da CIA” apanhou um momento crucial da controversa história da CIA - o breve interlúdio que se seguiu ao desastroso fracasso da invasão paramilitar organizada pela CIA das forças exiladas na Baía dos Porcos, quando a Casa Branca de Kennedy considerou seriamente a possibilidade de reconfigurar a Agência e redistribuir as suas missões clandestinas e de recolha de informações por outros departamentos.

Com a notoriedade que o documento está agora a receber, juntamente com outros registos recentemente divulgados ao abrigo da Lei dos Registos do Assassinato de Kennedy, a história deste momento único na história das operações secretas pode agora ser contada.

Baía dos Porcos: Dispersando a CIA aos ventos

“Como é que eu fui tão estúpido ao ponto de os deixar avançar?” perguntou o presidente John Kennedy aos seus conselheiros após o infame fiasco da CIA na Baía dos Porcos, em abril de 1961. Para além do facto de a invasão americana de Cuba ter sido um ato de agressão flagrante - violando o direito internacional e a soberania de Cuba - o seu fracasso foi um embaraço catastrófico para JFK, que estava apenas a algumas semanas do início do seu mandato na Casa Branca.

Kennedy considerou o diretor da CIA, Allen Dulles, e o seu adjunto para as operações secretas, Richard Bissell, pessoalmente responsáveis por o terem enganado quanto às perspetivas de sucesso do mal planeado ataque paramilitar. De facto, ao analisar as implicações do fracasso da invasão, Kennedy expressou o seu desejo de “dividir a CIA em mil pedaços e espalhá-la ao vento”.

Este conceito era mais do que uma retórica furiosa; o presidente pôs efetivamente em marcha um conjunto secreto de deliberações sobre o desmembramento das funções de informação, espionagem e ação secreta da CIA e a subordinação das suas operações ao Departamento de Estado. Kennedy encarregou um dos seus principais conselheiros na Casa Branca, Arthur Schlesinger Jr., bem como o President's Foreign Intelligence Advisory Board (PFIAB) - a equipa de alto nível de sábios que monitorizava a comunidade dos serviços secretos em nome do presidente - de considerar esta opção.

A comissão especial que Kennedy nomeou para investigar o desastre em Cuba, presidida pelo general Maxwell Taylor, também se debruçou sobre o que veio a ser conhecido como “reorganização da CIA”.

No seu relato vencedor do Pulitzer, “A Thousand Days: John F. Kennedy in the White House”, Schlesinger fez uma breve alusão a esse esforço. A Baía dos Porcos “estimulou uma grande variedade de propostas para a reorganização da CIA”, escreveu. “O Departamento de Estado, por exemplo, não podia esperar para separar as funções secretas da CIA das suas funções clandestinas, e até mudar o nome da Agência.”

De facto, foi o próprio Schlesinger que sugeriu vários novos “nomes irrepreensíveis” para uma CIA reconstituída, como “Serviço Nacional de Informação” e “Agência de Investigação Estrangeira”. E foi Schlesinger que apresentou ao presidente as críticas mais duras à Agência e as propostas mais concretas para a dividir e reconstruir as suas funções sob o controlo do Departamento de Estado.

Os memorandos de Schlesinger

Schlesinger apresentou estes argumentos em dois longos memorandos secretos para o presidente. O primeiro, datado de 18 de maio de 1961, e intitulado “How to Organize an Intelligence Service: Implications of the British Example”, respondia ao pedido de Kennedy para que Schlesinger examinasse a ‘estrutura dos serviços secretos britânicos’ para determinar ‘o que pode ter valor para a nossa própria reflexão sobre a reorganização da CIA’.

O memorando ilustrava a estrutura dos serviços secretos britânicos à medida que evoluíam após a Segunda Guerra Mundial, centrando-se não só na forma como separavam as funções de recolha de informações das operações especiais, mas também na forma como o MI-6 se coordenava com o ministério dos Negócios Estrangeiros britânico e estava essencialmente subordinado a ele. “O que é de especial interesse na experiência britânica não é a divisão entre informações e operações, mas os meios pelos quais o serviço clandestino é mantido sob controlo político contínuo”, aconselhou Schlesinger a Kennedy.

Segundo Schlesinger, a abordagem britânica permitiu retirar lições do fracasso da Baía dos Porcos, porque o Departamento de Estado foi mantido completamente na ignorância sobre o planeamento da invasão secreta. A “não-consulta” da CIA impediu qualquer supervisão política independente; não havia um “filho da mãe - um homem encarregado de levantar todas as questões, forçar todas as objeções e detetar todas as falhas antes de ser tomada uma decisão”, sugeriu Schlesinger. “Nas discussões cubanas, o caso contra a operação nunca foi totalmente exposto.”

Mais significativamente, Schlesinger utilizou as conclusões deste memorando para advogar, talvez pela primeira vez dentro da Casa Branca, contra a realização pelos EUA de futuras operações paramilitares encobertas pela CIA, como a Baía dos Porcos. Numa secção final intitulada “Operações Especiais numa Sociedade Aberta”, sugeriu que “os esforços para impor o secretismo em tais situações (como através da deturpação oficial, supressão de notícias, etc.) irão, se bem-sucedidos, contrariar todo o nosso ethos nacional e, a longo prazo, terão um efeito corruptor no carácter da nossa sociedade”.

Pior ainda para os interesses da política externa dos EUA, salientou, seria se o esforço para manter o secretismo e a negação destas operações falhasse - como no caso de Cuba. “Se não forem bem sucedidos (e quase sempre se pode ter a certeza de que serão mal sucedidos), esses esforços causarão apreensão e problemas a nível interno, chamarão a atenção do mundo para as contradições entre as intenções e o desempenho do nosso governo, dificultarão a posterior invocação das obrigações dos tratados ou do direito internacional contra os comunistas e abalarão permanentemente a fé na nossa decência e credibilidade internacionais”, concluiu.

No seu agora famoso memorando sobre a “Reorganização da CIA” apresentado a Kennedy um mês mais tarde, Schlesinger voltou a esses argumentos. O documento esclarecia as principais funções e missões da CIA: Recolha clandestina de informações; operações políticas secretas, fontes americanas controladas à paisana; e guerra paramilitar. Também emitiu uma crítica vigorosa à autonomia desonesta da CIA.

“A CIA contemporânea possui muitas das caraterísticas de um estado dentro de um estado”, aconselhou Schlesinger ao presidente Kennedy. “As operações da CIA não têm estado efetivamente subordinadas à política externa dos Estados Unidos.”

Para remediar a falta de controlo e coordenação sobre a CIA, Schlesinger fez recomendações concretas para dividir as funções da Agência e distribuí-las por outros departamentos, em particular o Departamento de Estado. Numa nova agência de informações reestruturada, “o Departamento de Estado passaria a ter toda a autoridade sobre todas as atividades clandestinas”, à semelhança do modelo britânico. Os ramos operacionais da CIA seriam “reconstituídos” sob uma nova agência.

“Esta nova agência seria responsável pela recolha clandestina, por operações políticas secretas e por atividades paramilitares.” Schlesinger também recomendou uma segunda “agência semi-independente” que se concentraria na recolha e interpretação de informações. Essa agência combinaria a divisão analítica da CIA com o Gabinete de Informações e Investigação do Departamento de Estado.

Com uma certa ironia, Schlesinger sugeriu que esta nova agência “poderia muito bem estar localizada no edifício da CIA em McLean”.

A perseguição do PFIAB (President's Foreign Intelligence Advisory Board)

Como assistente especial do presidente, Schlesinger tinha o ouvido de Kennedy. Mas não era o único a concentrar-se na reorganização da CIA; a mando de Kennedy, o prestigiado e altamente secreto conselho consultivo do presidente para os serviços secretos também conduziu um inquérito sobre a opção de uma remodelação da Agência. Em 15 de maio de 1961, apenas um mês após a invasão da Baía dos Porcos, JFK participou pessoalmente numa reunião do PFIAB, claramente irritado com a falta de supervisão da CIA.

De acordo com as atas da reunião divulgadas como parte dos registos do assassinato, o presidente “referiu-se a uma recomendação segundo a qual os programas de ação secreta da CIA talvez não valessem o risco nem as grandes despesas de mão de obra e dinheiro; que a concentração da CIA em tais atividades tinha tendência a desviar substancialmente a execução da sua missão principal de recolha de informações; e que deveria haver uma reavaliação total das políticas e programas de ação secreta dos EUA”.

O presidente deixou claro que “alguém na Casa Branca deveria estar constantemente em contacto e a par das operações secretas”.

Sob a presidência de James R. Killian Jr., o PFIAB realizou duas sessões secretas em julho de 1961 para analisar as opiniões dos funcionários dos serviços secretos americanos sobre a reestruturação da CIA. Numa reunião no início de julho, Roger Hilsman, diretor do Gabinete de Informações e Investigação do Departamento de Estado, disse ao conselho que “era favorável à reorganização da CIA segundo as linhas gerais do Sistema de Informações Britânico”.

Hilsman recomendava colocar as operações de recolha clandestina e de ação política encoberta “sob a alçada do Departamento de Estado”, de acordo com um resumo da reunião do PFIAB. “E exigiria que o Departamento de Estado exercesse um controlo político sobre todos os aspetos dos serviços secretos, incluindo atividades políticas, psicológicas, de propaganda, paramilitares e atividades secretas relacionadas.”

A 18 de julho, o Conselho reuniu-se com o diretor-adjunto da CIA para os planos, Richard Bissell, o funcionário mais responsável pelo fracasso das operações da Baía dos Porcos. “O sr. Bissell, da CIA, foi convidado a discutir com os membros do Conselho os seus pontos de vista sobre possíveis medidas de reorganização que poderiam ser tomadas...”, segundo um resumo desclassificado da reunião.

Mas Bissell parecia concentrar-se antes na necessidade de o presidente defender publicamente a CIA. “A certa altura, durante a discussão, o sr. Bissell sugeriu que talvez o presidente pudesse dar um passo para obter uma melhor compreensão e aceitação pública das responsabilidades da CIA.”

A Comissão Taylor

A comissão especial de inquérito, nomeada pelo presidente Kennedy em 22 de abril de 1961, quando as forças de Castro capturaram o último dos invasores da Brigada 2506, patrocinada pela CIA, também explorou brevemente as deliberações de curta duração sobre a reformulação das funções institucionais da CIA.

De facto, a Comissão, presidida pelo amigo íntimo de Kennedy, o general Maxwell Taylor, reuniu-se imediatamente com o diretor da CIA, Dulles, que os instou a deixar a Agência intacta. “Em vez de destruir tudo e começar de novo”, disse Dulles aos comissários, “devíamos aproveitar o que temos de bom, livrarmo-nos das coisas que estão realmente para além da competência da CIA, e depois recompor a coisa e torná-la mais eficaz”.

Dulles juntou-se à Comissão Taylor, que realizou audiências à porta fechada sobre o que correu mal na Baía dos Porcos, entre abril e junho de 1961.

Como Tim Weiner conta na sua premiada história sobre a CIA, "Legacy of Ashes", uma das últimas testemunhas a comparecer perante a Comissão Taylor foi o veterano oficial dos serviços secretos, o general reformado Walter Bedell Smith. Esta troca de impressões teve lugar:

General Smith: Penso que se tem dado tanta publicidade à CIA que o trabalho secreto poderá ter de ser colocado sob outro teto.

Comissão: Acha que devemos retirar as operações secretas à CIA?

General Smith: Está na altura de pegarmos no balde de lixo e colocarmos-lhe outra cobertura.

Em 13 de junho de 1961, a Comissão Taylor apresentou a Kennedy o seu relatório, que incluía 11 páginas de recomendações para melhorar as operações da CIA, os preparativos paramilitares, as comunicações e a coordenação. Mas a “reorganização da CIA” não era uma delas.

De facto, no rescaldo da Baía dos Porcos, o presidente pouco mais fez do que mexer na CIA como instituição. Kennedy depressa levou Allen Dulles para a reforma e, no final de 1961, também despediu Richard Bissell.

Numa das mais bizarras reviravoltas da burocracia, JFK nomeou o seu irmão, o Procurador-Geral Robert Kennedy, para o poderoso cargo de presidente do “Grupo Especial Aumentado” - a unidade interagências ultrassecreta responsável pelas operações secretas em todo o mundo. Com a supervisão de RFK, a CIA e o Pentágono lançaram rapidamente outro conjunto de lendárias operações secretas contra Cuba, com o nome de código “Operação Mangusto”.

No final, Kennedy ignorou a presciente advertência de Arthur Schlesinger de que “as atividades secretas são permitidas desde que não corrompam os princípios e práticas da nossa sociedade, e que deixam de ser permitidas quando o seu efeito é corromper esses princípios e práticas”.

Se o presidente tivesse dado ouvidos a esses avisos, quando teve oportunidade e inclinação para tal, o legado da CIA poderia não estar repleto dos escândalos corruptores do Mangusto, dos planos de assassinato, do derrube da democracia no Chile, do apoio a ditaduras militares repressivas, da contra-guerra e do escândalo Irão-Contras, entre outros casos infames da história negra das operações secretas.

A nossa história, e a história de tantas outras nações, poderia ter sido diferente.

Peter Kornbluh

Fonte: Responsible Statecraft, 27 de março de 2025

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eva Vlaardingerbroek

Israel abre investigação a autores do documentário Naza sobre ataques a civis em Gaza