Assim era o sentimento de impunidade daquela triste gente

“Quando eu era pequeno, em casa dos meus pais, habituámo-nos a viver com o facto de ter o telefone sob escuta da PIDE. Esse conhecimento obrigava-nos a ter uma permanente atenção e contenção naquilo que se dizia ao telefone e, às vezes mesmo, a avisar os interlocutores de que o telefone estava sob escuta, não fossem eles descaírem-se com qualquer frase que permitisse à polícia política de então concluir que estava em marcha qualquer ‘atividade subversiva’.

Havia, aliás, um lado de bravata no facto de, volta e meia, dizermos de forma a ser bem entendidos pelo PIDE de escuta que sabíamos que ele estava ali. E, como os meios técnicos eram então bem mais primitivos e a própria PIDE era constituída por gente boçal e estúpida, não era raro que o ouvidor se denunciasse a si próprio, produzindo sons que o traíam: houve mesmo um que certa altura não se conteve e entrou a meio de uma conversa telefónica de uma irmã minha, com um comentário ordinário.

Assim era o sentimento de impunidade daquela triste gente. Eu cresci assim com um instinto de profundo nojo e repulsa pela atividade que consiste em ouvir as conversas alheias, devassar a respetiva intimidade, retirar a alguém o direito essencial a manter íntimo o que é seu e a manter secreta a sua correspondência.” 

Miguel Sousa Tavares, 2 de dezembro de 2005 - graças a Deus a intelectualidade portuguesa, passada a moda de ser contra os métodos da PIDE, na era moderna, reconsideraram, e agora pugnam pelo fim do secretismo da correspondência. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Eva Vlaardingerbroek

Astrólogo Paulo Cardoso revela as previsões para 2026